sábado, 16 de julho de 2011

Dreyer

A garotinha nasceu. Amanda queria chamar a menina de Mariana, minha opinião não era válida, então a menina Mariana tinha um nome, um belo nome. Loira e sorridente, Mariana me lembrava muito a mãe, mas todos diziam que ela era a minha cara. Amanda estava nas núvens, pois era o grande gênio por trás dessa vida humana, como uma Deusa que engordou 22kg para dar a luz a uma coisa pequena e linda e que logo logo estaria grande e linda.
Enquanto Amanda descansava no quarto do Hospital, fui a um bar de esquina ali perto. O lugar fedia e as pessoas eram realmente mal encaradas.
- Vai beber alguma coisa, patrão? - O barman me pergunta.
- Sei lá, qualquer coisa forte. Estou comemorando o nascimento da minha filha.
- Parabéns cara! Por conta da casa, o nosso melhor whisky. - Encheu um copo com Dreyer e pôs duas pedras de gelo. - Mas você não parece muito contente.
- Pois é, estou preocupado.
- Com o quê?
- Com a minha menina. Com a minha mulher. Comigo. Com a responsabilidade de ser pai. Estou me sentindo péssimo. Eu criei, com o meu esperma inconsequente, um ser belíssimo. Esse ser vai crescer e vai me deixar feliz quando aprender a andar e quando trouxer um desenho que fez na escola enquanto eu tive um péssimo dia de trabalho, e quando ela fizer 15 anos ela não vai querer mais saber de mim e eu vou ser um velho chato que ela não gosta. Ela vai ter um cachorrinho lindo que vou dar a ela, o cão morrerá e ela vai sofrer. Ela vai amar algumas vezes, ela vai se decepcionar todas essas vezes. Na melhor das hipóteses, ela vai se casar e vai se entediar e vai morrer sozinha. Enfim, vai ver os pais morrerem, os amigos morrerem, o seu amor morrer. Eu não queria ser o culpado disso tudo, mas fui eu que comecei essa merda toda. Tenho que conviver com essa culpa toda vez que a ver chorando. - Eu olhava para o copo cheio enquanto girava em círculos o conhaque, fazendo o gelo tilintar.
- Caraca, meu irmão! Você tá fodido! Cara, não é bem assim que as coisas funcionam! Pô, eu sou pai de uma ninhada. Cinco filhos. E acho que foi a única coisa boa que já fiz na vida. Meu maior orgulho é essa filharada, que as vezes passa fome, que as vezes tem saudade do pai que tem que trabalhar até de madrugada, que as vezes tem saudade da mãe que trabalha o dia todo, mas toda vez que eu os vejo sorrir... Cara... a vida vale a pena. Eles sabem que a vida vale a pena, pois é isso que eu ensinei pra eles. A minha vida vale a pena, pois eles estão vivos. E a vida deles vale a pena, justo porquê estão vivos. Não sei se eu tô conseguindo dizer o que eu quero dizer... - Deu uma gargalhada gostosa. - Irmão, tô te falando... Hoje é o dia em que você se torna o homem mais feliz do mundo. A partir de hoje, você vai ver que nada, até agora, fez sentido. Agora você tá completo... - Ele tinha esse sorriso orgulhoso estampado na cara, mostrando bem os dentes amarelados e apodrecidos. Enquanto falava, limpava o balcão grudento.
- Obrigado pelo apoio. Vou tentar lembrar disso... - Eu sorri pra ele.
- Você vai lembrar. Aliás, você vai aprender!
- Ah, e obrigado pelo conhaque... - Bebi tudo em um gole.
- O whisky, você quis dizer...
- Isso, o whisky. - Ri com ele. Foi uma longa risada que já não fazia mais parte da nossa conversa sobre a bebida. Ficamos em silêncio por alguns segundos, eu olhando o gelo no copo, ele olhando o pano sujo e fedorento, nós dois com um sorriso ingênuo no rosto.
- Mais alguma coisa, chefe?
- Me vê uma Skol. Tirar esse gosto forte da boca pra ver a minha pequena sorrindo.
- Viu? Tá pegando o jeito! Três pilas, meu querido. - Dei-lhe uma nota de cinco, ele me deu uma de dois, sorriu de novo e foi sentar-se com um grupo de pé rapados numa mesa que dava para a rua. Eu tomei um gole da cerveja, que estava geladíssima e congelou o meu cérebro. Olhei para o Dreyer e sorri.